Notícias

Informações e acontecimentos do CBC

EDUCAÇÃO INFANTIL EXPLORA ÁREA DA MATEMÁTICA

27/08/2020 :: Educação Infantil

Confira as atividades realizadas pela Educação Infantil na última semana!

Veja a galeria de fotos completa AQUI!

Maternal 1

Buscando explorar os conceitos de geometria e espaço e tendo como objetivo experimentar através de brincadeiras o espaço que seu corpo pode ocupar, os alunos do Maternal 1 foram desafiados a fazer de conta que eram uma pequena minhoca. Com a ajuda das famílias, montara, um túnel, com cadeiras, mesas e lençóis, e percorrem o túnel com uma minhoca faz dentro da terra.

Além dessa atividade na área da Matemática, outras foram propostas durante a última semana, como o trabalho com números, operações e álgebra. Os alunos realizaram contagem e registraram com material concreto os resultados de jogos de quantidade. Assim, os conceitos matemáticos foram trabalhados de forma lúdica, dinâmica e divertida.

 

Maternal 2

Os alunos do Maternal 2 também exploraram a área da Matemática na última semana. De forma lúdica e através de diferentes experiências rotineiras, as quantificações, os números e as percepções de tamanhos, medidas e formas foram inseridas nos encontros online. Assim, com a ajuda de seus familiares, as crianças podem solucionar problemas, realizar cálculos mentais simples, identificar números e quantificar elementos do cotidiano.

Tudo isso foi aplicado em diferentes situações: ao fazer a chamada utilizando fotos das crianças, contando os alunos que estão presentes nos encontros e os que não estão; ao marcar no calendário os dias que já passaram, os que ainda virão; ao jogar e brincar, montando, separando, ordenando ou comprando objetos de diferentes formas. Desta forma, as crianças fazem quantificações simples a partir de questionamentos e compartilham soluções.

 

Nível A

As turmas do Nível A trabalharam com algumas lendas do Folclore Brasileiro. Alguns personagens como o Saci Pererê e a Vitória Régia foram explorados por meio de atividades envolvendo a área da Matemática. Através da história Dez Sacizinhos, de Tatiana Belinky, os alunos realizaram um jogo, no qual resolveram pequenas operações matemáticas, retirando e acrescentando as toucas dos Sacis. Os alunos também realizaram uma experiência sobre a planta aquática Vitória Régia, em que as crianças contribuíram com hipóteses em relação a peso, grandeza, volume e o porquê de alguns objetos flutuarem e outros afundarem na água.

Alguns dos objetivos trabalhados nas atividades foram: participar de situações que envolvam músicas, histórias, lendas e contos do folclore regional e local, reconhecendo a diversidade de culturas; relatar suas hipóteses e questionamentos, construindo ideias novas acerca do tema; compreender e apreciar estar em grupo; vivenciar de forma lúdica o conceito de número em diferentes contextos; contar e quantificar diferentes elementos; realizar pequenas operações matemáticas e valorizar a construção do pensamento nas contribuições coletivas.

 

Nível B

As turmas do Nível B também trabalharam a Matemática na última semana por meio de diferentes atividades, como jogos e problemas matemáticos, materiais de contagem e ordenação de personagens das histórias trabalhadas.

Os alunos trabalharam com o Jogo das pétalas do Girassol, em que exploraram a ideia de subtração, fazendo cálculos mentais de pequenas quantidades com o auxílio de materiais concretos.