Ensino Médio

Apresentação, informações e metodologia

O Ensino Médio tem como objetivos oportunizar ao aluno o aprimoramento da dimensão ética, o desenvolvimento do pensamento crítico e o exercício da autonomia intelectual. Aprofundar e ressignificar os conhecimentos já construídos no Ensino Fundamental, estabelecendo relações entre teoria e prática.Propiciar a formação básica para o trabalho e para a inserção social transformadora e, por meio de situações que evidenciem a necessidade de continuar aprendendo, ser capaz de interagir no meio social, com flexibilidade e responsabilidade.

No Ensino Médio, a metodologia privilegia a contextualização do conhecimento, estimula a autonomia intelectual e desenvolve a capacidade de relacionar o aprendido com o observado, a teoria, com suas consequências e aplicações práticas, e propõe alternativas e soluções para os problemas sociais, econômicos, políticos e ambientais, de modo interdisciplinar.

Laboratório de Física

Laboratório de Química

Laboratório de Informática

Biblioteca

Educação Tecnológica

Sala Ambiente de Matemática

Sala de Idiomas

Sala Ambiente de História

Sala de Aula

Horários de Aula:

Manhã – das 7h40min às 12h55min.

Carga Horária Semanal: 30 h/a (50min).

EQUIPE DE COORDENAÇÃO

  • Coordenação Pedagógica: Lenara Taís Reato Genro.
  • Coordenação de Ensino: Patricia dos Santos Bressani.
  • Serviço de Orientação Educacional: Marisa Schroeder.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

  • No Ensino Médio, os processos avaliativos fundamentam-se nas habilidades e competências, tanto cognitivas, comunicativas, como socioemocionais, desenvolvidas de acordo com cada Área do Conhecimento: Linguagens, Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Ensino Religioso e Matemática especificando os Componentes Curriculares relativos às áreas. Conforme descrito no Projeto Político-Pedagógico, os trimestres tem pesos diferentes. A aprendizagem mínima exigida por Componente Curricular, em cada um dos trimestres é de setenta (70%) por cento do total dos conhecimentos desenvolvidos, o que equivale a sete (7,0) pontos. Ao final do terceiro trimestre, o(a) aluno(a) que obtiver a média de sete (7,0) pontos está Aprovado(a). O(a) aluno(a) que não obtiver a média de sete (7,0) pontos faz a Recuperação Final e, após esse processo, o(a) aluno(a) é aprovado(a) com a média mínima de cinco (5,0) pontos, conforme descrito no Projeto Político-Pedagógico.

Saiba mais sobre a avaliação do Ensino Médio AQUI.

NOVO ENSINO MÉDIO 2022

A partir do ano letivo de 2022, os alunos do 1º do Ensino Médio irão fazer parte de uma transformação inovadora no Colégio Bom Conselho.

A organização do Novo Ensino Médio contempla a Base Nacional Comum Curricular e, agora, oferece um conjunto de projetos, oficinas e núcleos de estudos chamados Itinerários Formativos.

Além dos Itinerários Formativos Obrigatórios, o Novo Ensino Médio também oferece uma parte diversificada e mais personalizada, por meio dos Itinerários Formativos Eletivos que dão ênfase ao protagonismo do estudante.

Confira como vai funcionar essa nova organização no Colégio Bom Conselho:

Veja mais informações aqui!

Confira os horários dos Itinerários aqui!

UNIFORME ESCOLAR

A partir de 2020, os alunos do 1º ano do Ensino Médio passaram a usar o uniforme do Colégio. A implantação será gradativa, ou seja, até o ano de 2022, todos os alunos do Colégio Bom Conselho usarão uniforme. Todas as peças do uniforme escolar devem seguir o padrão do Colégio Bom Conselho e estar devidamente identificadas.

O uniforme escolar consiste em:

  • Camiseta do Colégio;
  • Calça ou bermuda azul marinho;
  • Moletom ou casaco do Colégio.