Notícias

Informações e acontecimentos do CBC

Aluno do M2 dá palestra sobre Monet

01/11/2019 :: Educação Infantil

Imaginem que experiência rica para uma criança: estudar uma obra de arte e, logo após, ter a oportunidade de conhecer o cenário que inspirou o quadro! O nosso aluno João, da turma A do Maternal 2, teve essa oportunidade e compartilhou essa vivencia com os colegas.

O projeto Entre pedras, sementes, flores e bichos, o que encontramos no jardim...? propiciou aos alunos do Maternal 2 a pesquisa sobre insetos, flores e sementes. Após essa investigação, as professoras apresentaram algumas obras e a história do artista francês Claude Monet, que desde criança tinha encantamento pela pintura ao ar livre e a natureza.

Após assistirem um filme sobre os Jardins de Monet, o aluno João Valentin embarcou com sua família para Paris. Os pais dele, envolvidos com o Projeto de sala de aula, durante a passagem pela França, o levaram-o para conhecer o local. Monet morou e pintou na casa de 1883 até sua morte (1936) e, era ela próprio que cuidava dos jardins que apareciam nas suas obras, muitas delas estudadas pelo Maternal 2.

Durante a visita, João e sua família visitaram e registraram em vídeo o quarto que Monet dormia, a vista da sua casa e, especialmente, os jardins e a ponte japonesa que aparece em pelo menos seis obras o pintor impressionista. No dia 05 de outubro, João compartilhou a experiência com os colegas, mostrando todo o material que a família produziu e contando como foi visitar os lugares que els estudaram.

Sobre o Projeto Entre pedras, sementes, flores e bichos, o que encontramos no jardim...?:

A curiosidade e a atração das crianças pelas questões relacionadas ao mundo animal são sempre ricas e importantes oportunidades de aprendizagem e descobertas. Percebendo o interesse das turmas do Maternal 2 por flores, insetos e outros elementos naturais nos momentos livres pela escola, iniciou o estudo O que encontramos na Natureza?. Com os objetivos de apresentar algumas espécies de plantas, vegetais e animais, buscando relacionar suas características, modo de vida, moradias e hábitos alimentares; e tornar as crianças conscientes da importância de cuidado com o meio ambiente, respeitando animais, plantas e os recursos naturais existentes em nosso planeta o Projeto envolveu rapidamente a todos.

Ao apresentar como Monet, que desde criança era encantado pela pintura ao ar livre e pela natureza, as turmas e suas famílias iniciaram uma “viagem para a França”, buscando novos conhecimentos e introduzindo a Arte dentro do projeto.