Notícias

Informações e acontecimentos do CBC

EDUCAÇÃO INFANTIL REFLETE SOBRE OS TAMANHOS E O DIA DOS PAIS

06/08/2020 :: Educação Infantil

Publicação do Instagram AQUI!

Confira a galeria de fotos completa AQUI!

Na última semana, as turmas da Educação Infantil realizaram diversas atividades, incluindo a Matemática, a noção de tamanho e o Dia dos Pais, que será comemorado no dia 9 de agosto de 2020. Confira:

Maternal 1

Os alunos do Maternal 1 realizaram uma atividade em homenagem aos papais. Dentro da área de Matemática de grandezas e medidas, eles trabalharam de forma concreta e lúdica a noção de grande e pequeno.

Para isso, foram convidados a participar de um encontro online vestindo peças de roupas dos seus pais e mostrando objetos deles. A atividade proporcionou muita diversão e fez com que as crianças concluíssem que seus pais são grandes e eles são pequenos.

 

Maternal 2

Os alunos do Maternal 2 estão estudando sobre o crescimento e foram convidadas a refletir sobre como cada um dos alunos é agora, a partir da personagem Clara, explorada pelas turmas. Os alunos descobriram se eram altos ou baixos, se tinham cabelos curtos ou longos e lisos ou ondulados com a ajuda de um espelho.

Através da atividade, as crianças perceberam os tamanhos, os tons e as quantidades, observando diversas características diferentes e semelhantes. Além disso, também descobriram as diferentes partes que formam o corpo humano, refletindo sobre os tons de pele, tamanhos, traços e jeitos que cada ser humano tem.

Durante o encontro online, os alunos puderam fazer um desenho com suas impressões. Para desenvolver sua expressão gráfica, uma das habilidades a serem desenvolvidas nesta etapa, utilizaram diferentes materiais para desenhar, como nanquim, cotonete e giz de cera. Este desenho de observação tem como objetivo desenvolver a consciência corporal, a evolução do grafismo e a expressão de ideias.

 

Nível A

As turmas do Nível A trabalharam com um tema especial na última semana: os pais. As crianças escolheram um objeto que representasse e lembrasse os seus pais. Em um segundo momento, os alunos expressaram seus sentimentos e contaram sobre a relação entre pai e filho(a) por meio do objeto escolhido.

Os alunos também realizaram um desenho de intervenção, em que registraram graficamente os seus pais, partindo de uma camiseta previamente elaborada por eles. Alguns dos objetivos da atividade são: dialogar com coerência, compreender e apreciar estar em grupo, participar das trocas de ideias, poder se expressar graficamente por meio de diferentes formas, representar a figura humana com detalhes e manifestar suas ideias e vivências nas construções.

 

Nível B

As turmas do Nível B também trabalharam a temática de Dia dos Pais, ouvindo as histórias Pê de Pai e Adivinha o quanto te amo. Estes momentos proporcionaram reflexões sobre a vivência das crianças com seus pais.

Além disso, os alunos participaram de um jogo matemático dos objetos que os pais utilizam no seu dia a dia, identificando as características deles através dos objetos. O jogo teve como objetivo reconhecer e relacionar os numerais com as quantidades, explorando a área da Matemática.