Destaques

Informações em destaque

Medidas pedagógicas

Regras e normas do Colégio Bom Conselho.

MEDIDAS PEDAGÓGICAS DE CONVIVÊNCIA ESCOLAR

Colégio desenvolve uma proposta educativa centrada na filosofia franciscana da paz e do bem, que busca uma convivência escolar harmoniosa, adotando os seguintes princípios:
AUTONOMIA: Refere-se à capacidade de fazer escolhas e de posicionar-se, participar, ter discernimento, estabelecer critérios e eleger princípios éticos, levando em conta o bem comum.
RESPONSABILIDADE: Refere-se à noção de responsabilidade pelos próprios atos. Ao optar por determinadas atitudes, diante de situações concretas, o aluno deve ser responsável pela escolha assumida e aceitar as consequências inerentes a ela.
COOPERAÇÃO: Refere-se ao convívio em grupo na realização de uma determinada ação. Envolve aprender a ouvir o outro e auxiliá-lo a pedir ajuda, a dialogar, a aceitar críticas, a explicar um ponto de vista, a coordenar ações para obter êxito numa tarefa coletiva.
INCLUSÃO: Refere-se à valorização da singularidade humana que supõe a acolhida e o respeito.

Normas de Convivência
O convívio escolar pretendido depende do estabelecimento de regras e normas de funcionamento e de comportamento que sejam coerentes com os objetivos definidos no projeto educativo:
a) A frequência às aulas é obrigatória.
b) A pontualidade é uma exigência para o desenvolvimento das atividades escolares.
c) Os atrasos sistemáticos implicam convocação dos responsáveis.
d) Nos períodos intermediários, o atraso não se justifica.
e) A justificativa para as avaliações não realizadas na data prevista - Anos Finais e Ensino Médio – somente será aceita mediante apresentação de atestado médico, no caso de enfermidade, atestado de óbito, no caso de falecimento e apresentação de convocação, no caso de competição esportiva oficial. Mediante requerimento que o aluno deverá entregar, no setor responsável, até o segundo dia letivo do seu retorno.
f) Para ausentar-se do Colégio, o aluno necessita autorização,
por escrito, do responsável.
g) O aluno deverá trazer o material necessário para as atividades do dia.
h) A agenda escolar é de uso diário e obrigatório até o 6º ano do Ensino Fundamental;.
i) O aluno de Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio deverá usar uniforme adotado pelo Colégio. Todas as peças do uniforme escolar devem seguir o padrão Bom Conselho e estar devidamente identificadas. O uniforme consiste em:
• Camiseta do Colégio;
• Calça ou bermuda azul marinho;
• Moletom ou casaco do Colégio (conforme a temperatura);
OBS: *A peça de roupa vestida sobre a camiseta, necessariamente deverá ser do Colégio.
**Nos dias mais frios, o aluno poderá usar outro casaco sobre o moletom.
j) O aluno deverá zelar pela limpeza, ordem e conservação do ambiente escolar.
k) O aluno é inteiramente responsável por qualquer material pessoal que trouxer para o Colégio (material escolar, uniforme, aparelhos sonoros, eletrônicos, aparelhos celulares e/ou quaisquer outros objetos de valor, inclusive valores monetários). O uso de aparelhos eletrônicos durante as atividades escolares, só é permitido com a devida permissão do Professor e da Coordenação;.
l) O aluno deverá atender com respeito às solicitações da Direção, Coordenações, Professores e Funcionários.
m) O aluno deverá tratar as pessoas da Comunidade Escolar com respeito.
n) O aluno flagrado em situação de fraude na realização de instrumento de avaliação, terá a pontuação zerada no referido instrumento.

É vedado ao aluno:
a) Entrar em sala de aula depois de iniciados os trabalhos escolares, sem a autorização do Colégio.
b) Ausentar-se do Colégio sem a devida autorização.
c) Promover distúrbios dentro e fora da sala de aula.
d) Portar qualquer objeto que ponha em perigo a integridade
física e emocional das pessoas, que perturbe o ambiente de trabalho ou que provoque danos.
e) Portar e distribuir, no recinto escolar, objetos de qualquer espécie, considerados contrários à filosofia do Colégio ou nocivos à formação humana.
f) Ingerir ou distribuir drogas lícitas e/ou ilícitas no ambiente escolar.
g) Organizar e realizar festas, passeios e excursões, usando o nome do Colégio, sem autorização da Direção.
h) Promover coleta de fundos, rifas ou subscrições sem autorização expressa da Direção.
i) Representar o Colégio em excursões, jogos ou competições de qualquer natureza sem o conhecimento e a autorização expressa da Direção.
j) Trazer à sala de aula pessoas estranhas à mesma e/ou materiais de divulgação de outros, sem a devida autorização da Direção.
k) Realizar e participar de ações que envolvam desperdício de alimentos, água e outros materiais e que prejudiquem a sustentabilidade e o convívio harmonioso no Colégio.
l) Praticar ato ofensivo à moral e aos bons costumes.
m) Praticar atos de violência, que perturbem o ambiente escolar e/ou que causem danos ao Colégio ou físicos e morais a outrem.
n) Praticar atos que possam provocar desconforto ou lesões a pessoas da comunidade escolar.
o) Humilhar ou constranger colegas e/ou educadores com apelidos, deboches e provocações entre outras atitudes de desrespeito.
p) Desrespeitar e/ou desacatar a Direção, Coordenações, Professores e Funcionários.
q) Inviabilizar o andamento das atividades escolares, desrespeitando a autoridade do Professor em sala de aula, bem como o processo de aprendizagem de seus colegas.
r) Recusar-se a desenvolver as atividades escolares propostas pelo Professor.
s) Postar, nos ambientes virtuais, mensagens, imagens, vídeos, etc, ofensivos a outros usando os meios do Colégio ou de outrem.