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Medidas pedagógicas

Regras e normas do Colégio Bom Conselho.

MEDIDAS PEDAGÓGICAS DE CONVIVÊNCIA ESCOLAR

Colégio desenvolve uma proposta educativa centrada na filosofia franciscana da paz e do bem, que busca uma convivência escolar harmoniosa, adotando os seguintes princípios:
AUTONOMIA: Refere-se à capacidade de fazer escolhas e de posicionar-se, participar, ter discernimento, estabelecer critérios e eleger princípios éticos, levando em conta o bem comum.
RESPONSABILIDADE: Refere-se à noção de responsabilidade pelos próprios atos. Ao optar por determinadas atitudes, diante de situações concretas, o aluno deve ser responsável pela escolha assumida e aceitar as consequências inerentes a ela.
COOPERAÇÃO: Refere-se ao convívio em grupo na realização de uma determinada ação. Envolve aprender a ouvir o outro e auxiliá-lo a pedir ajuda, a dialogar, a aceitar críticas, a explicar um ponto de vista, a coordenar ações para obter êxito numa tarefa coletiva.
INCLUSÃO: Refere-se à valorização da singularidade humana que supõe a acolhida e o respeito.

Normas de Convivência
O convívio escolar pretendido depende do estabelecimento de regras e normas de funcionamento e de comportamento que sejam coerentes com os objetivos definidos no projeto educativo:
a) A frequência às aulas é obrigatória.
b) A pontualidade é uma exigência para o desenvolvimento das atividades escolares.
c) Os atrasos sistemáticos implicam convocação dos responsáveis.
d) Nos períodos intermediários, o atraso não se justifica.
e) A justificativa para as avaliações não realizadas na data prevista - Anos Finais e Ensino Médio – somente será aceita mediante apresentação de atestado médico, no caso de enfermidade, atestado de óbito, no caso de falecimento e apresentação de convocação, no caso de competição esportiva oficial. Mediante requerimento que o aluno deverá entregar, no setor responsável, até o segundo dia letivo do seu retorno.
f) Para ausentar-se do Colégio, o aluno necessita autorização,
por escrito, do responsável.
g) O aluno deverá trazer o material necessário para as atividades do dia.
h) A agenda escolar é de uso diário e obrigatório até o 6º ano do Ensino Fundamental;.
i) O aluno de Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio deverá usar uniforme adotado pelo Colégio. Todas as peças do uniforme escolar devem seguir o padrão Bom Conselho e estar devidamente identificadas. O uniforme consiste em:
• Camiseta do Colégio;
• Calça ou bermuda azul marinho;
• Moletom ou casaco do Colégio (conforme a temperatura);
OBS: *A peça de roupa vestida sobre a camiseta, necessariamente deverá ser do Colégio.
**Nos dias mais frios, o aluno poderá usar outro casaco sobre o moletom.
j) O aluno deverá zelar pela limpeza, ordem e conservação do ambiente escolar.
k) O aluno é inteiramente responsável por qualquer material pessoal que trouxer para o Colégio (material escolar, uniforme, aparelhos sonoros, eletrônicos, aparelhos celulares e/ou quaisquer outros objetos de valor, inclusive valores monetários). O uso de aparelhos eletrônicos durante as atividades escolares, só é permitido com a devida permissão do Professor e da Coordenação;.
l) O aluno deverá atender com respeito às solicitações da Direção, Coordenações, Professores e Funcionários.
m) O aluno deverá tratar as pessoas da Comunidade Escolar com respeito.
n) O aluno flagrado em situação de fraude na realização de instrumento de avaliação, terá a pontuação zerada no referido instrumento.

É vedado ao aluno:
a) Entrar em sala de aula depois de iniciados os trabalhos escolares, sem a autorização do Colégio.
b) Ausentar-se do Colégio sem a devida autorização.
c) Promover distúrbios dentro e fora da sala de aula.
d) Portar qualquer objeto que ponha em perigo a integridade
física e emocional das pessoas, que perturbe o ambiente de trabalho ou que provoque danos.
e) Portar e distribuir, no recinto escolar, objetos de qualquer espécie, considerados contrários à filosofia do Colégio ou nocivos à formação humana.
f) Ingerir ou distribuir drogas lícitas e/ou ilícitas no ambiente escolar.
g) Organizar e realizar festas, passeios e excursões, usando o nome do Colégio, sem autorização da Direção.
h) Promover coleta de fundos, rifas ou subscrições sem autorização expressa da Direção.
i) Representar o Colégio em excursões, jogos ou competições de qualquer natureza sem o conhecimento e a autorização expressa da Direção.
j) Trazer à sala de aula pessoas estranhas à mesma e/ou materiais de divulgação de outros, sem a devida autorização da Direção.
k) Realizar e participar de ações que envolvam desperdício de alimentos, água e outros materiais e que prejudiquem a sustentabilidade e o convívio harmonioso no Colégio.
l) Praticar ato ofensivo à moral e aos bons costumes.
m) Praticar atos de violência, que perturbem o ambiente escolar e/ou que causem danos ao Colégio ou físicos e morais a outrem.
n) Praticar atos que possam provocar desconforto ou lesões a pessoas da comunidade escolar.
o) Humilhar ou constranger colegas e/ou educadores com apelidos, deboches e provocações entre outras atitudes de desrespeito.
p) Desrespeitar e/ou desacatar a Direção, Coordenações, Professores e Funcionários.
q) Inviabilizar o andamento das atividades escolares, desrespeitando a autoridade do Professor em sala de aula, bem como o processo de aprendizagem de seus colegas.
r) Recusar-se a desenvolver as atividades escolares propostas pelo Professor.
s) Postar, nos ambientes virtuais, mensagens, imagens, vídeos, etc, ofensivos a outros usando os meios do Colégio ou de outrem.


AVALIAÇÃO

A avaliação do Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho é preponderantemente formativa, contínua, cumulativa, sistemática, tendo em vista o desenvolvimento harmônico do educando em todos os aspectos de sua formação.
O resultado das avaliações do desempenho do aluno é expresso em:
- Educação Infantil: Relatório de Acompanhamento semestral.
- Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Relatório de Avaliação dos objetivos trimestrais, no qual é atribuída uma menção para cada objetivo:
A – Atingiu o objetivo;
AP – Atingiu parcialmente o objetivo;
NA – Não atingiu o objetivo.
Seguido por Relatório de Acompanhamento. Ao final do ano letivo é considerado Aprovado o aluno que obtiver menção A ou AP em todos os objetivos do terceiro trimestre. O aluno que não atingir um ou mais objetivos é considerado Reprovado. No 1º ano do Ensino Fundamental, a avaliação é voltada para o acompanhamento do desenvolvimento da criança em seu processo de alfabetização de forma contínua e sistemática, sem a retenção do aluno.
- Ensino Fundamental Anos Finais e no Ensino Médio: trimestralmente, através das seguintes Menções:
A – Atingiu os objetivos;
AP – Atingiu parcialmente os objetivos;
NA – Não atingiu os objetivos.
Ao final do ano, é considerado Aprovado o aluno que obtiver a Menção A ou AP e Reprovado o aluno que obtiver a Menção NA.
Nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, utilizamo-nos da quantificação como meio indicativo da produção do aluno. A quantificação equivale a uma estimativa de em que proporção o aluno está atingindo ou não os objetivos.
Para cada trimestre serão dois ou três objetivos por componente curricular, totalizando 6 a 9 objetivos anuais. A avaliação será feita a partir dos objetivos.

Menção Significado Indicativos
A Atingiu os objetivos 8 a 10 pontos
AP Atingiu parcialmente os objetivos 6 a 7,9 pontos
NA Não atingiu os objetivos 0 a 5,9 pontos

Será considerado aprovado ao final do ano letivo o aluno que obtiver como menção do último trimestre “A” ou “AP” e que tenha, no mínimo, atingido parcialmente os objetivos dos três trimestres.
O Colégio oferece Reavaliação e/ou Progressão Parcial em até dois componentes curriculares após o resultado final de reprovação, mediante requerimento de solicitação do responsável pelo aluno e no prazo estipulado conforme Regimento e Cronograma do Colégio.

Avaliações não realizadas na data prevista – Anos Finais e Ensino Médio
1. O aluno deverá retirar uma requisição, por componente curricular, com a monitoria e encaminhá-la preenchida para a coordenação, até o segundo dia letivo do seu retorno.
2. A coordenação analisará a requisição.
3. A justificativa para as avaliações não realizadas na data prevista – Anos Finais e Ensino Médio – somente será aceita mediante apresentação de atestado médico, no caso de enfermidade, atestado de óbito, no caso de falecimento e apresentação de convocação, no caso de competição esportiva.
4. No caso de avaliação não realizada durante o trimestre, não sendo a prova trimestral, e mediante a requisição deferida, a pontuação da avaliação não realizada será acrescida à pontuação da prova trimestral.
5. No caso de não comparecimento na prova trimestral, e mediante a requisição deferida, o aluno terá oportunidade de realizar a avaliação na data da prova de recuperação (que acontece após o término do trimestre), com a pontuação da prova trimestral. Se não atingir os objetivos deverá realizar a prova de recuperação final (em dezembro).
6. A coordenação dará o retorno da requisição para o professor e para o aluno.