Notícias

Informações e acontecimentos do CBC

O Universo Literário é projeto no Nível A

05/04/2019 :: Educação Infantil

Ao abrir um livro, temos a possibilidade de conhecer o universo, encontrar pessoas, falar com animais e seres mágicos, descobrir novos mundos. A literatura na infância, além convidar as crianças a imaginar e criar suas próprias histórias, aborda diversas áreas do conhecimento e expressões de linguagem.

E, buscando dar aos alunos o protagonismo no processo de aprendizado de forma lúdica e divertida, as turmas do Nível A da Educação Infantil estão desenvolvendo o Projeto Descobrindo o Universo Literário. Com o objetivo de promover o encontro com a literatura e desenvolver a imaginação, a criatividade e a linguagem dos alunos, o Projeto terá e atividades como contação de histórias, jogos, dramatizações, rodas de conversas, saídas de campo e a participação das famílias.

Confira atividades que já aconteceram e que integram o projeto:

Nível A estuda Mário Quintana:

Dentro do projeto, um dos autores que está sendo estudado pelas crianças é o Mário Quintana. O poeta nasceu em 30 de julho de 1906, na cidade de Alegrete - RS. Coincidentemente, o bisavô da aluna Teresa, José Alimenta, tinha uma barbearia no Hotel Majestic, onde Mário Quintana morava e que hoje virou a Casa de Cultura Mário Quintana. Foi ali que seu José fez a barba do poeta durante vários anos.

E claro que uma coincidência tão emocionante e legal como essa não poderia passar em branco. A professora da Teresa, Rosana Amandio, quando descobriu toda a história, fez questão de compartilhar com todos os outros alunos do Nível A. As turmas foram até uma sala do Prédio F e por meio da Apple TV assistiram vídeos que contavam a história de Mário Quintana.

No encontro das turmas, Teresa ajudou a contar um pouco da trajetória do seu bisavô e ainda compartilhou, com animação, seu poema favorito do escritor:

X
Com X se escreve xícara,
Com X se escreve xixi.
Não faças xixi na xícara...
O que irão dizer de ti?!

Livro Itinerante:

A atividade consiste em um livro (cada turma criou o seu) que os alunos começaram sua história em sala de aula e, por meio de um sorteio, cada estudante o levará para casa para criar uma parte nova junto de sua família.