Notícias

Informações e acontecimentos do CBC

Nível A realiza experiência sobre às diferenças

14/03/2019 :: Educação Infantil

O início do ano letivo traz muitas mudanças para os alunos. Mesmo para aqueles que já estudavam no colégio, é necessário um período de adaptação para se sentirem seguros e acolhidos no ambiente escolar. Na Educação Infantil, esse período é ainda mais importante: integrar as crianças aos novos professores, monitores e colegas e propiciar um ambiente de confiança e tranquilo é fundamental para despertar a curiosidade e o interesse de aprender.

Cientes da importância desse momento inicial para todo o ano letivo, as professoras do Nível A da Educação Infantil do Colégio Bom Conselho desenvolveram um projeto especial para acolher os alunos e as famílias, buscando a formação de vínculos, a integração com Educadores, a ambientação tranquila no Colégio e conhecer, individualmente, o grupo de alunos.

Dentre as atividades realizadas no projeto, na tarde do dia 14 de março, as turmas realizaram a experiência da Flor. Cada aluno ganhou uma flor de papel e tinham o desafio de desenhar um rosto no seu miolo, dobrar suas pétalas e as colocar a flor dentro da água. Observaram que cada flor abriu de em um tempo diferente, que alguns desenhos se mantiveram iguais, outros borraram ou se apagaram, que umas precisavam de ajuda para se abrir, que algumas se grudaram “talvez por serem muito amigas”.

A atividade teve como objetivo mostrar para os alunos que, apesar de todas serem flores de papel, cada flor é única e que essa é a mesma realidade da turma: os alunos integram uma turma, mas cada um tem a sua identidade e uma forma de ser, agir e reagir. Por isso, que o respeito pelo tempo e pelas diferenças dos colegas é tão importante dentro da turma e que tudo bem o colega não ser igual a você.

Confira mais fotos da experiência da Flor AQUI!