Notícias

Informações e acontecimentos do CBC

MATERNAL 2 EXPLORA ELEMENTOS DA NATUREZA

10/09/2020 :: Educação Infantil

Durante a última semana, os alunos do Maternal 2 da Educação Infantil foram estimulados a participar de uma divertida investigação. Eles foram convidados a brincar de “investigadores” e a se transformarem em “Artistas da Natureza”, observando o jardim das suas casas, a casa dos avós, as árvores das ruas, as diferentes plantas que possuem e a interagir com os cenários naturais da rotina de cada um.

As crianças, muito participativas, procuraram elementos naturais em seus pátios e nas ruas em que moram. Coletaram diferentes tipos de folhas, pedras, sementes, flores e pequenos gravetos. Neste tema, uma das atividades significativas foi a produção de tintas utilizando alguns elementos da natureza e temperos para uma criação artística. As tintas foram produzidas com erva-mate, páprica, canela, café, açafrão e terra. A partir disso, os alunos usaram a criatividade e pintaram com diferentes tonalidades que foram criadas, sentindo aromas e observando sensações e texturas.

As crianças ainda desenvolveram outras atividades e brincadeiras. Ao explorar diferentes elementos encontrados na natureza, eles conseguiram manipular e observar formas e, a partir deste momento, a criatividade deu asas aos “Artistas da Natureza”. Com os elementos coletados, criaram figuras humanas, que completaram com expressões gráficas, utilizando a tinta Nanquim.

Os animais encontrados pelos alunos nesta investigação também foram observados. Em um dos encontros online foi feita a “Festa da Bicharada”, em que os grupos se caracterizaram de algum bichinho que vive pelo jardim.

A natureza é repleta de encantos, abrigando diferentes animais e plantas. Brincar com a natureza é permitir que a criança explore, sinta, experimente diversas possibilidades e use a imaginação.

Confira a galeria de fotos completa AQUI!