Notícias

Informações e acontecimentos do CBC

IV Ciclo de Debates

29/06/2022 :: Ensino Médio, Anos Finais

No dia 24 de junho de 2022 aconteceu, no Colégio Bom Conselho, o IV Ciclo de Debates, organizado pelos professores Fábio Gai Pereira e Diego Farias, com o tema “Liberdade de expressão e consciência política: a moderação ainda é uma virtude?”. A atividade contou com a participação de mais de 80 alunos do 8º ano dos Anos Finais ao 3º ano do Ensino Médio, além da presença de quatro ex-alunos do Colégio:
- Pedro Lotti, formado em Direito pela Fundação do Ministério Público;

- Manuela Terra, estudante de Direito na UFRGS;

- Thiago Mazzochi, estudante de Filosofia na Alemanha (Georg-August –Universität Göttingen);

- Luís Mabilde, estudante de Engenharia Elétrica na UFRGS.

O Projeto Ciclo de Debates tem como objetivos promover a cultura do debate na comunidade escolar Cebecense e a discussão de pautas atuais prioritariamente ligadas às áreas de filosofia e sociologia, profundamente relevantes para a sociedade em que vivemos, construindo um ambiente favorável para a reflexão e para o desenvolvimento de raciocínios profundos, que possam ser motivadores de ações transformadoras.

O evento iniciou com apresentações musicais e com uma apresentação geral do projeto. Os estudantes receberam um material que continha nove temas e cada tema contava com a exposição de argumentos a favor e contra. Os participantes tiveram acesso a diferentes perspectivas argumentativas sobre cada assunto e, sob a orientação de regras previamente combinadas, puderam debater livremente entre si. Em um primeiro momento, os alunos dividiram-se em grupos. Após, foi feita uma plenária com os relatos dos grupos e debate entre todos.

A divulgação do projeto contou com a ajuda do Grêmio Estudantil Cebecense (GEC) e da ex-aluna Maria Rita Cassol, estudante de Publicidade e Propaganda na PUCRS, que criou a identidade visual do IV Ciclo de Debates.

Ao final do evento, 22 alunos se candidataram voluntariamente para integrarem uma comissão organizadora da próxima edição do Ciclo de Debates, que acontecerá em 2023.