Notícias

Informações e acontecimentos do CBC

Festejos da Semana Farroupilha

19/09/2018 :: Geral

Durante a Semana Farroupilha, alunos e educadores participaram de atividades que cultuaram as tradições gaúchas e revisitaram a história da Revolução Farroupilha e a literatura do nosso Estado, através de contos e lendas.

Educação Infantil

Um grande fandango gaúcho inaugurou os festejos Farroupilhas na Educação Infantil. As turmas participaram de uma festa com músicas tradicionalistas, brincadeiras e participaram de uma contação de contos folclóricos do Rio Grande do Sul.

Confira as fotos da Festa Gaúcha!

As lendas gauchescas fizeram parte da Semana, através de contações realizadas pelas professoras na sala de aula. A culinária do RS foi apresentada para os alunos através do lanche típico gaúcho, cuja proposta era as famílias preparem comidas e bebidas típicas para um lanche coletivo. Os festejos da Educação Infantil encerraram com a hora cívica.

Anos Iniciais

As turmas dos Anos Iniciais também tiveram uma Semana Farroupilha repleta de atividades ligadas às tradições gaúchas. As turmas estudaram sobre a história e as lendas do Rio Grande do Sul, participaram de palestras sobre a cultura e as tradições gaúchas e degustaram muitas comidas típicas e participaram de rodas de chimarrão.

As turmas do 1º e 2º ano realizaram grandes fandangos, com muitas músicas e danças gaúchas. Já o 3º ano trouxe os pais do aluno Rafael (3º ano B) e do Miguel Junqueira (NA-B), Anderlon e Taís, que integram o GTG Aldeia dos Anjos para falarem sobre o tradicionalismo no RS. O casal contou um pouco sobre o surgimento do Movimento Tradicionalista,mostrou as peças que integram a pilcha do peão e da prenda e demostrou algumas danças gaúchas. Os alunos do 4º ano convidaram as suas famílias para participarem da Missa Crioula e as turmas do 5º ano receberam o músico para a sua roda de chimarrão.

Confira as fotos das diversas atividades dos Anos Finais!