Notícias

Informações e acontecimentos do CBC

Escritores partilham seus saberes nas aulas de Língua Portuguesa dos Anos Finais

16/11/2020 :: Anos Finais

Nos últimos três meses, nas aulas de Língua Portuguesa, três escritores foram convidados a partilhar seus saberes com os alunos dos Anos Finais do Colégio Bom Conselho.

No dia 11 de setembro, o poeta e sonetista gaúcho Álvaro Santi voltou a participar das aulas de Língua Portuguesa. Nesta última presença nas aulas do CBC, Santi nos brindou com sua poesia em um encontro virtual com os alunos do 9º ano. Depois de lerem alguns de seus poemas, alunos e alunas do 9º ano ouviram textos lidos pelo próprio escritor, fizeram perguntas e puderam conhecer as experiências de vida desde o tempo das primeiras produções ainda na escola até a sua trajetória de escrita diária e processos de amadurecimento do texto. Esta foi a segunda vez neste ano que Álvaro conversou com alunos cebecenses. Foi mais um momento rico e sensível.
 
No dia 1º de outubro , o queridíssimo autor  de "Meu pai é o cara" Cesar Obeid, que já marca presença pelo terceiro ano consecutivo nas aulas do 7º, conversou por mais de uma hora com os alunos e alunas que ficaram empolgados com o bate-papo e muito à vontade para perguntar e opinar sobre o livro lido. O autor, sempre solícito e carinhoso, respondeu a várias questões sobre o livro, contou sobre a ideia de fazer uma continuação, explicou sobre como se dá o processo de publicação dos seus livros, sobre a vida de escritor, sobre as imposições e dificuldades deste momento de isolamento social, sobre sua trajetória de descoberta de prazer pela escrita, pelo universo dos livros, pelos textos de Shakespeare. Foi uma manhã para ficar guardada em nossos corações. O "gran finale" ficou por conta das rimas de improviso com nomes dos alunos e das alunas que mais participaram.
 
Na sexta, dia 6 de novembro, foi a vez do professor, fotógrafo, articulista e contista Leandro de Araújo partilhar suas experiências  de escrita com as turmas 9º A e 9º B. O sempre simpático convidado deu dicas incríveis sobre como escolher um tema, sobre como provocar e conquistar o leitor e até mesmo sobre como ter seu artigo de opinião aceito em um jornal de grande circulação. Nossos jovens ficaram empolgados para também eles escreverem seus artigos de opinião e se fazerem ler e ouvir, ocuparem espaços quando o assunto é dar a conhecer seus pontos de vista. Sem dúvida, nosso amigo deu importantes depoimentos e exemplos da importância da pesquisa, de estudo na construção de uma argumentação sólida e coerente, sem os quais um ponto de vista de fato relevante não se sustenta.
 
Com essas três ilustres presenças, nossas aulas ficaram mais agradáveis, muito mais ricas, e o estudo dos gêneros textuais foi se concretizando ainda mais. Conhecer e ouvir Álvaro Santi, Cesar Obeid e Leandro Araújo foi muito bacana. Nossa mais sincera gratidão aos três.