Notícias

Informações e acontecimentos do CBC

EDUCAÇÃO INFANTIL TEM SEMANA DE DESCOBERTAS

20/08/2020 :: Educação Infantil

Confira como foi a última semana de atividades da Educação Infantil!

Veja a galeria de fotos completa AQUI!

Maternal 1

Na última semana, os alunos do Maternal 1 tiveram como enfoque o ato de celebrar. Alguns alunos estavam de aniversário, completando 3 anos de idade, e as turmas decidiram comemorar, mesmo que virtualmente. Nos encontros online, os alunos preparam diferentes lanches, utilizando ingredientes variados, o que proporcionou muitas descobertas de sabores, cores, texturas e temperaturas às crianças. Além disso, as famílias também foram muito participativas nas celebrações.

 

Maternal 2

Os alunos do Maternal 2 conheceram um personagem divertido, preguiçoso e solidário e cheio de amigos na última semana: o Seu Camilo, um porquinho comilão.

Nos encontros online, as crianças participaram de momentos de trocas afetivas e descobriram diversos sabores. Elas foram convidadas a fazer espetinhos saudáveis com frutas e legumes. Além disso, os alunos também se divertiram no “Piquenique na Floresta”, onde cada um na sua casa, com seus bichinhos de pelúcia, degustou os seus lanches preferidos.

Com a ajuda do personagem Camilão, os alunos refletiram sobre a importância da amizade, de ajudar os outros e o quão especial é compartilhar momentos, conversas e objetos.

 

Nível A

Na última semana, as turmas do Nível A trabalharam sobre o tema de alimentação saudável. Por meio da história A lagartinha comilona, de Eric Carle, os alunos conheceram a personagem, que comeu muitas frutas e outros alimentos para crescer e se tornar uma borboleta, e acompanharam a sua transformação. Uma das atividades que os alunos realizaram foi preparar uma salada de frutas, em que cada um deles pode contribuir com suas frutas preferidas.

Além disso, as crianças também falaram sobre frutas que ainda não tinham experimentado e sobre os seus sabores, cheiros e cores. Alguns dos objetivos trabalhados na atividade foram: compreender e apreciar estar em grupo; participar das trocas de ideias respeitando o outro; dialogar com coerência; perceber características dos objetos por meio dos sentidos; contar e quantificar diferentes elementos e observar situações do cotidiano, as interpretando.

 

Nível B

As turmas do Nível B trabalharam, na última semana, com o poema O leilão do jardim, de Cecília Meireles. A partir disso, as crianças se divertiram fazendo dobraduras, colagens de borboletas em tamanhos diferentes e desenhos de algumas rimas que foram exploradas a partir de palavras do poema.

Além de explorarem diferentes materiais na elaboração dos desenhos, das pinturas, das colagens, das construções e das modelagens, os alunos também tiveram a oportunidade de conhecer e explorar o poema como um outro tipo de gênero literário.