Notícias

Informações e acontecimentos do CBC

Conheça a instituição parceira do Projeto Social CBC

02/07/2019 :: Projetos Sociais

Quando o Colégio Bom Conselho se une a uma instituição, a fim de prestar assistência e estabelecer parceria com seus projetos sociais, muitos quesitos são levados em consideração.

O primeiro deles é que a instituição seja carente de recursos, mas que, apesar das adversidades, exerça um trabalho sério e carinhoso com crianças, jovens ou idosos em situação de vulnerabilidade social. A localização é outro fator importante para nós, pois entendemos que a PRESENÇA é fundamental para haja a troca entre o CBC e a instituição, posto que nossos alunos e Educadores realizam muitas ações dentro das comunidades onde a instituição está inserida.

Após o trabalho com a Creche Integração dos Anjos e de um trabalho incrível realizado, como a criação do Centro de Informática; campanhas de Páscoa, Natal e arrecadação de brinquedos e momento de integração esportiva, jogos e brincadeiras entres os alunos do CBC e da creche; o Colégio Bom Conselho acolhe, em 2019, uma nova parceira: a Escola de Educação Infantil Trenzinho da Alegria.

Fundada em 1987, por voluntários que atuavam na Associação de Moradores da comunidade do bairro Sarandi de Porto Alegre, a Creche Trenzinho da Alegria iniciou atendendo 10 crianças e seus recursos advinham de bingos que aconteciam no período da noite que arrecadavam alimentos e de um convênio com a Legião Brasileira de Assistência (LBA).

Com o passar dos anos, os pais passaram a fazer contribuições financeiras e o número de crianças atendidas foi ampliado. Em 1993, a creche firmou um convênio com a Prefeitura de Porto Alegre e ampliou seu atendimento para 40 crianças, dividindo-as por faixa etária e, também, qualificou seu quadro de Educadores, que passaram a ter direitos trabalhistas.

Com a participação de Editais públicos, a Escola conseguiu recursos para melhorar e ampliar seus espaços físicos e, em parceria com a SMED, passou a dar formações mensais para seus Educadores. Em 2010, a creche passou a se chamar de Escola de Educação Infantil Trenzinho da Alegria.

Atualmente, a Escola de Educação Infantil Trenzinho da Alegria atende 54 crianças de 06 meses a 06 anos de idade, moradoras do bairro, que frequentam a escola no período integral (7h às 18h). Todo o trabalho é realizado por nove funcionários e alguns voluntários e conta com a participação ativa das famílias.

  • Escola de Educação Infantil Trenzinho da Alegria
  • Rua Senhor do Bom Fim, 956. Bairro Sarandi. Porto Alegre - RS.
  • (51) 3365.5844 e 3023.5664
  • e.eita@ig.com.br