Notícias

Informações e acontecimentos do CBC

Colégio promove o V Ciclo de Debates

04/07/2023 :: Ensino Médio, Anos Finais

Com o objetivo de favorecer a cultura do debate na comunidade escolar e colaborar com um espaço democrático e inovador, no dia 30 de junho o Colégio Bom Conselho promoveu a 5ª edição do Ciclo de Debates. A atividade, que este ano teve como tema “Cultura do Debate: você leva a sério argumentos contrários?”, instiga a discussão de pautas atuais ligadas às áreas da filosofia e da sociologia, construindo, assim, um ambiente para reflexão e raciocínios profundos que possam ser motivadores de ações transformadoras.

O Ciclo de Debates é destinado para alunos do 8º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio e, nesta edição, contou ainda com a presença de integrantes do Grupo de Debates e Oratória da UFRGS (GDO). O GDO é integrado por alunos da Faculdade de Direito da UFRGS que assessoram escolas e demais instituições de ensino para fundar sociedades de debates e ensinar técnicas de argumentação do parlamento inglês. O grupo já esteve presente anteriormente no Colégio Bom Conselho, no Itinerário Protagonismo e Cidadania e conta com um ex-aluno Cebecense, Diogo de Almeida Aragão. O evento ainda recebeu alunos do Colégio Israelita Brasileiro e do Colégio Leonardo da Vinci – Alfa.

Inicialmente, os participantes foram recebidos com um momento de apresentações musicais. Depois, os assessores do GDO explicaram sobre a metodologia dos debates e, em seguida, os alunos foram divididos em grupos, onde realizaram debates sobre mais de 10 temas de materiais de autoria do professor Fábio Gai Pereira, organizador da atividade. Ao final, todos se reuniram novamente para falarem sobre as discussões.