Notícias

Informações e acontecimentos do CBC

AULAS DE MÚSICA ENCANTAM OS ALUNOS E AS FAMÍLIAS

01/10/2020 :: Anos Iniciais

Quando, em março, foi comunicado que as aulas presenciais não aconteceriam mais por conta da pandemia, os professores precisaram encontrar formas de adaptar as aulas para o mundo online. Hoje vamos contar como a professora de música do 1º ao 5º ano, Cristina Cabral, adaptou o seu trabalho durante a quarentena.

“(...) pensei no complexo e impessoal que seria transformar as aulas de música, que requerem tanto dinamismo e envolvimento com os alunos, em conteúdos escritos”, relata a professora. Por ter mais facilidade com as câmeras e com edição, Cristina achou uma maneira criativa e interessante para que seus alunos acompanhassem as aulas por meio de vídeos, buscando manter as aulas o mais próximo possível das atividades que eram realizadas presencialmente em sala de aula.

A professora de música conta que desde o início os alunos receberam os conteúdos de forma muito positiva e alegre. Para ela, essa “foi a resposta de que mesmo em uma situação tão desgastante e inusitada como a que estamos vivendo, através da música e da tecnologia conseguiríamos estar conectados e trazer também um pouco mais de motivação e alegria”.

Um exemplo trazido por Cristina foi o “Aulão da Páscoa”, atividade realizada com todas as turmas em que os alunos foram convidados a dançarem e cantarem e música Toca do Coelho, do artista Leo Mega, junto de seus amigos e familiares. Vários alunos fizeram vídeos realizando a atividade proposta e mesmo os mais tímidos relataram terem dançado e gostado muito do desafio.

Cristina também aproveitou o momento para trazer convidados especiais nas vídeoaulas gravadas. O objetivo foi que eles pudessem dividir com os estudantes suas experiências musicais, tornando as aulas mais diferenciadas. Alguns dos artistas foram:

Tonho Crocco (banda Ultraman), ensinando BeatBox

O maestro Renato Borba, contando a história de Chopin

O Projeto Pitocando, ensinando percurssão corporal no R.A.P.

A bailaora Ana Medeiros, percutindo suas castanholas

A professora de Libras e Música Maria Clara, ensinando outra linguagem de comunicação

O sambista  e ex-aluno do Colégio Eduardo Pitta, mostrando como se toca o pandeiro  

Pedro Guiso com Ricardo Garay, falando sobre produção de jingles

Professora Luciana, do 4º ano, ensinando a fazer uma receita de uma Bella Polenta

Outra atividade que a professora Cristina destaca foi a história contada e cantada “Pão, pão, pão”, do grupo Tri, que foi bem acolhida pelos alunos e suas famílias. Na atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental colocaram a mão na massa e cantaram com alegria.

Sobre a experiência das aulas online, Cristina completa: “É muito bom, mesmo que na distância, através da tecnologia, conseguir estar mais pertinho dos alunos, poder seguir levando música, conhecimento e alegria não só para os alunos, mas para toda a família Cebecense”.