Notícias

Informações e acontecimentos do CBC

Alunos do Ensino Fundamental participam de simulado

01/10/2018 :: Ensino Fundamental

No dia 1º de outubro, os alunos do 5º e do 9º ano do Ensino Fundamental realizaram o Simulado SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), com o objetivo prepará-los para as avaliações que busca diagnosticar a Educação Básica do Brasil.

A aplicação da avaliação, contendo 22 questões de matemática e 22 questões de português para o 5º ano, e 26 questões de matemática e 26 questões de português para o 9º ano; deu a oportunidade dos estudantes se familiarizarem com as características das questões da prova.


O que é o SAEB?
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é um sistema composto por três avaliações externas, que são aplicadas em larga escala e que têm como principal objetivo diagnosticar a Educação Básica do Brasil. Ou seja, ele avalia a educação nacional em suas diversas esferas.

O resultado dessas avaliações é usado para calcular o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que também considera os dados de fluxo escolar fornecidos pelo Censo Escolar e consiste, portanto, em um indicador da qualidade do ensino oferecido nas escolas de todo o país.