Notícias

Informações e acontecimentos do CBC

6º ano tem aula de Ecologia na horta

22/03/2019 :: Anos Finais

Durante o 1º trimestre, no componente curricular de Ciências Naturais, as turmas do 6º ano estão estudando Ecologia. Essa parte da ciência, que observa as relações dos seres vivos entre si e com o ambiente em que vivem, levou os alunos até a horta do Colégio para realizar uma pesquisa de campo.

A visita tinha como objetivo a identificação dos seres bióticos e abióticos, os seres fotossintetizantes e as populações existentes naquele ecossistema. O conteúdo, que antes parecia um pouco difícil, tornou-se fácil e prazeroso para as turmas.

Com papel e caneta na mão, os alunos anotaram tudo o que observaram sobre o ecossistema da horta do Colégio (solos, calor, umidade, tipos de plantas e animais), os classificaram e observaram como é a relação entre os seres. Ainda puderam testemunhar um pássaro buscando galhos para fazer um ninho e um fede-fede se alimentando em uma planta.

Segundo a professora de Ciências das turmas, Aline Tretin, o estudo da Ecologia possibilita os alunos compreenderem a importância de conhecer o funcionamento do nosso planeta e de como tudo está interligado, a fim de preservarem a natureza e terem mais consciência ecológica.

Essa atividade foi realizada com todas as turmas do 6º ano do Ensino Fundamental.