Notícias

Informações e acontecimentos do CBC

5º ANO REFLETE SOBRE EMOÇÕES, SENTIMENTOS E VALORES

21/08/2020 :: Anos Iniciais

Confira todas as fotos AQUI!

Durante o segundo trimestre de 2020, no mês de agosto, as turmas do 5º ano do Ensino Fundamental estão desenvolvendo o projeto Emoções, sentimentos e valores humanos. O projeto tem como objetivo contribuir com a construção da identidade por meio das significações socialmente construídas, compreendendo a diversidade de formas culturais existentes nas sociedades humanas. Além disso, também busca estimular os valores éticos e morais, tais como: respeito, solidariedade, compaixão, amizade, cooperação, intolerâncias, mágoas e alegrias.

Os sentimentos têm uma importância vital para o desenvolvimento dos seres humanos, sendo assim, a escola não é apenas um lugar onde se aprende conteúdos, mas também é um espaço para o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais. Por isso, os alunos têm sido estimulados a reconhecer e lidar com sentimentos, aumentar a autoestima e desenvolver o conceito de empatia.

No desenvolvimento do projeto, foram realizadas atividades sobre os sentimentos e as emoções que acompanham as crianças e os adolescentes, principalmente no período em que estamos vivendo, de isolamento social. Através de propostas encaminhadas pelas professoras e dos encontros online, os alunos refletiram e pesquisaram sobre os sentimentos e as emoções, registrando por meio de desenhos. Também leram o livro Emocionário, participaram do Jogo das Emoções e caracterizaram-se para uma apresentação aos colegas.

As turmas também refletiram sobre o respeito, elaborando a partir disso a “Netiqueta”, uma etiqueta virtual que engloba um conjunto de boas maneiras e normas gerais de bom senso e afetividade. Confira depoimentos de alguns dos alunos:

Theo – 5ºA

“Escolhi a Amizade porque é muito bom ter amigos e isso me deixa feliz”.

 

João Pedro Lac Roehe Alavres – 5ºB

“Para mim é um sentimento normal com uma pessoa, com um presente ou um momento, em Brasília com meu pai”. (Sobre Alegria)

 

Athina Sieler Constantinou – 5ºC

“Eu acho que trabalhar com as emoções é muito importante, por causa do que está acontecendo, crianças e adultos  dentro de casa confinados é uma coisa difícil de suportar. Então acho que devemos trabalhar com isso para ajudar quem não consegue controlar suas emoções. Eu escolhi a alegria porque para mim é a melhor emoção, e ela é boa de ser sentida e eu acho que o amarelo a representa muito bem”.