Notícias

Informações e acontecimentos do CBC

3º ano EM recebe convidado no projeto "Vidas em Movimento"

20/06/2022 :: Ensino Médio

Os alunos do 3º ano do Ensino Médio continuam desenvolvendo o projeto “Vidas em Movimento”. O objetivo é trazer convidados e seus relatos das mais variadas experiências (profissionais, educacionais, turísticas, voluntárias, etc) para motivar os alunos em suas decisões de carreira e na reflexão sobre ideias inovadoras. Assim os estudantes têm a oportunidade de entrar em contato com diversas perspectivas de mundo e aprofundar e sofisticar a capacidade de tornarem-se protagonistas.
No dia 20 de junho o convidado foi Luciano Santana, brasileiro que atualmente mora em Paris, na França. Luciano possui graduação em Engenharia Metalúrgica pela UFRGS (2013) e mestrado em Ciência e Tecnologia dos Materiais também pela UFRGS (2016).

Durante a graduação ele teve experiência como bolsista de iniciação científica em laboratórios de pesquisa na UFRGS e como estagiário de engenharia no setor metal mecânico. Ao se formar, foi efetivado como engenheiro e, em seguida, tornou-se coordenador de Engenharia na empresa Maxiforja.

Luciano abandonou a indústria para se dedicar integralmente à pesquisa e fez mestrado na área de Ciência e Tecnologia dos Materiais, com um ano de pesquisa na Alemanha. Durante o mestrado atuou como professor para a plataforma de ensino on-line “MeSalva!”, lecionando aulas de Ciência dos Materiais para cursos de Engenharia e Matemática para vestibulares.

Atualmente está fazendo PhD em Mecânica na École de Mines de Paris (atual MinesParis PSL). Na sua pesquisa, Luciano visa contribuir na transição energética para o hidrogênio verde.