Notícias

Informações e acontecimentos do CBC

3° ANO PARTICIPA DE PALESTRA SOBRE ARQUEOLOGIA

27/03/2019 :: Anos Finais

Em comemoração ao aniversário de 247 anos de Porto Alegre e devido aos estudos realizados em sala de aula, no dia 26 de março os alunos do 3° ano do Ensino Fundamental participaram de uma palestra com Alberto Tavares, pai do aluno Ulisses, sobre os primeiros habitantes de Porto Alegre.

Durante a atividade, Alberto, arqueólogo e professor de história, apresentou aos estudantes um breve resumo da história de Porto Alegre, por meio de imagens do desenvolvimento da cidade. Ele também explicou sobre o trabalho de um arqueólogo e como isso influencia nas diversas descobertas da história.

Após a palestra, os alunos participaram de uma atividade prática. De forma lúdica, foi montada uma espécie de "sítio arqueológico", onde foram espalhados diversos materiais arqueológicos de diferentes épocas. Juntamente de Alberto, as turmas do 3° ano realizaram uma escavação arqueológica de brincadeira e desenharam os materiais que estavam vendo.

Após cada aluno escolher o material que queria desenhar, alguns deles mostraram para a turma qual escolheram e o porquê e, a partir disso, o arqueólogo explicava a origem de cada objeto e que relação tinha com a história da cidade.

Confira todas as fotos da atividade AQUI