Notícias

Informações e acontecimentos do CBC

2º ano EF tem aula na Universidade

10/07/2019 :: Anos Iniciais

Aprender geometria brincando.

Conhecer o componente curricular de física por meio da observação e experimentação.

Esses foram os objetivos da saída de campo do 2º ano do Ensino Fundamental para a Escola de Ciências da PUCRS, no dia 09 de julho. No início da tarde, na Faculdade de Matemática, os alunos conheceram a história de Pitágoras de Samos, filósofo e matemático grego que fundou a Escola Pitagórica, responsável por importantes descobertas da física de da matemática, como por exemplo, a relação entre os lados do triângulo retângulo, denominada de Teorema de Pitágoras.

Esse Teorema foi o ponto de partida para os alunos poderem ver na prática como a Geometria é aplicada no nosso cotidiano. Através de jogos, figuras e mosaicos, os alunos precisavam usar o pensamento matemático para realizar diferentes desafios.

Para a professora da Escola de Ciências, Maria Beatriz Castilhos, responsável por toda a acolhida dos nossos alunos no Campus e que coordenou as atividades da Saída, essas brincadeiras matemáticas devem ser incentivadas desde cedo nas crianças, independentemente se forem seguir as áreas de Tecnologia ou Científica. “É muito importante eles desenvolverem esse pensamento desde pequenos. Dar às crianças desafios condizentes com a faixa etária, facilitará o aprendizado futuro. Na Escola de Ciências nos sentimos responsáveis a instigar as crianças a entenderem e a experimentarem o raciocínio matemático e, através de jogos, há um maior interesse. Cores, formas e desenhos atraem a atenção deles que, ao tentarem resolver desafios, sem perceber e sem saber nomes, estão vendo formas e fórmulas matemáticas na prática.”, concluiu a professora.

Ao finalizar os desafios, a professora do 2º ano A, Débora Bitencourt, essa diversão foi intencional. “Enquanto alguns de vocês faziam as atividades, me perguntaram ‘mas estamos aprendendo ou brincando, profe?’, e essa foi a nossa intenção nessa saída: que vocês aprendessem geometria brincando. Essa é a proposta do Bom Conselho: que vocês aprendam se divertindo, que cada aula faça sentido para vocês!”.

Após o lanche, foi a hora de conhecer alguns laboratórios da Escola de Ciências. No Laboratório de Materiais Instrucionais em Matemática, os alunos puderam conhecer e ter contato com diferentes formas geométricas; já no Laboratório de Eletromagnetismo puderam experimentar o gerador de Van de Graaff, que demonstrou princípios da Eletrostática, produzindo raios dentro da sala. Contudo, foi o Laboratório de Mecânica que mais entusiasmou as turmas! Os alunos conseguiram entender, através de conceitos da Física, porque não sentiram dor ao sentar em uma cadeira com assento de pregos e porque, ao girar em uma cadeira, a velocidade varia conforme a posição dos braços.

Confira algumas fotos dessas aulas AQUI!