Bem-vindos ao
Espaço da Turma

PROFESSORA MICHELLE MARTINI RAMOS

Atividade Ed. Física - 25/05

25/05/2020 :: Atividade
Área da Linguagem: Movimento
Objetivo: 
- Desenvolver a consciência corporal, coordenação,lateralidade, dominância lateral ,atenção, memória  e velocidade de reação.
Materiais utilizados: 2 bolinhas de borracha ,ou de meia ,ou saquinhos , ou trouxinhas de pano de cores diferentes ( vermelho,amarelo ,azul, verde,etc).
Exemplo feito com meias em anexo( fotos)
;
Descrição da atividade:
Brincadeira do espelho ( em dupla) : 
* A atividade consiste em uma brincadeira onde a mãe ou o pai, ou  o irmão fica de frente para a criança e realiza movimentos  com o corpo e a criança deve imitá-los com se estivesse frente a um espelho.
* Frente a frente( definir quem vai coordenar  os movimentos  e depois trocar), um dos participantes vai realizar o gesto, enquanto o outro tem que seguir o movimento como se fosse o reflexo no espelho, como por exemplo: mão direita  na orelha direita ou esquerda, mão esquerda no pé direito ou esquerdo. A movimentação é livre ,  o importante é a repetição do gesto e a utilização dos dois lados.
 Reação e lateralidade
 * As turmas dos níveis A e B já podem utilizar a nomenclatura de direita e esquerda na realização da atividade;  
* Dividir o corpo em dois hemisfério imaginários(  direito e esquerdo) e procurar demonstrar  os pontos, direitos e esquerdos através do toque e da verbalização(olhos, orelhas narinas,ombros, cotovelos,braços, mãos, joelhos , pernas, pés, etc);
 
Atividade:
* Colocar em cima de uma cadeira ,ou poltrona , ou banco, as duas bolinhas de cores diferentes, estabelecendo qual representa a direita e qual representa  a esquerda, por exemplo:azul (direita) e amarelo(esquerda);
* Ao comando de voz de direita ou esquerda, o aluno deve segurar a bolinha correspondente o mais rápido possível( 5 tentativas);
* Repetir a mesma atividade com os pés, colocando o pé do lado solicitado sobre a bola correspondente;
 
* Podemos incrementar a atividade adicionando um alvo onde o aluno, além de segurar  a bolinha com o lado solicitado, deve acertar a bolinha no alvo com 
a mão sugerida ( foto em anexo).