Bem-vindos ao
Espaço da Turma

PROFESSORA CARLA PAUL GIORDANI

Atividade - 11/05

11/05/2020 :: Atividade

ATIVIDADE 1:

Área da linguagem: leitura.  

Objetivos:                                                                                     

-Conhecer e explorar diferentes gêneros literários.

-Conhecer a vida do autor e descobrir o seu jeito de escrever.

Descrição da atividade:                          

Boa tarde meu aluno (a) querido (a)! 

Foi legal o domingo das mães?

Fizeste bastante carinho na mamãe?  

Esta semana irás conhecer um autor (poeta) bem especial e algumas de suas obras.                              

Presta bem atenção no vídeo da professora que hoje tu vais descobrir de quem estou falando.

OBS: Essa semana irá precisar de dois rolinhos de papel higiênico para fazer uma atividade bem legal. Por isso vai guardando aí na tua casa, que na sexta-feira iremos usá-los.

 

Vídeo da profe falando sobre a biografia de Vinícius de Moraes. Depois irá ler o poema “São Francisco” do mesmo autor.

Nascido no Rio de Janeiro, Vinícius de Moraes foi um dos mais importantes artistas brasileiros. Ao longo dos seus quase 67 anos, criou um leque de produções literárias e musicais memoráveis. Além de um dos mais famosos nomes da Música Popular Brasileira (MPB), foi escritor, poeta, jornalista, crítico de cinema, diplomata e muito mais. Em síntese, foi um dos grandes nomes da cultura do Brasil no século XX.

Vinicius de Moraes também é conhecido como poetinha”, apelido dado pelo seu grande parceiro Tom Jobim, com quem escreveu a música brasileira mais famosa do mundo e um dos ícones da Bossa Nova, “Garota de Ipanema”.

 

ATIVIDADE 2: 

Área da linguagem: Leitura e expressão.

Objetivos:

- Perceber que poemas também podem ser musicalizados e cantados.

- Perceber a sonoridade das palavras no poema.

Descrição da atividade:

Agora tu vais pedir para o adulto que está fazendo a atividade contigo ler o poema “AS BORBOLETAS” de Vinícius de Moraes.

AS BORBOLETAS       

        

Brancas                                                                                                          
Azuis
Amarelas                                              
E pretas
Brincam
Na luz
As belas
Borboletas.

Borboletas brancas
São alegres e francas.

Borboletas azuis
Gostam muito de luz.

As amarelinhas
São tão bonitinhas!

E as pretas, então…
Oh, que escuridão!

Veja o vídeo com a cantora Gal Costa interpretando a música feita com esse poema:

É só acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=QiBn-rfI-wg#action=share

 

ATIVIDADE 3:

Área da matemática: Número e Operações

Objetivo:

-Relacionar o número com a quantidade.

-Desenhar as borboletas de um tamanho que caiba no espaço estabelecido.

-Colorir as borboletas sem ultrapassar o contorno.

Descrição da atividade:

1) Dobrar uma folha branca em 4 partes.

2) Passar a canetinha colorindo as dobras da folha.

3) Em cada parte colocar o número conforme o exemplo abaixo.

4) Desenhar borboletas de acordo com o número solicitado e de acordo com a cor solicitada em cada parte da folha.

8 BORBOLETAS AZUIS

5 BORBOLETAS AMARELAS

4 BORBOLETAS PRETAS

6 BORBOLETAS ROSAS

ATIVIDADE 4

Área da linguagem: Expressão

Área da matemática: Número e Operações

Objetivo:

Identificar o número de letras da palavra borboleta.

Registrar o número graficamente.

Identificar a letra inicial da palavra e relacionar com outras palavras que iniciam com a mesma letra.

Descrição da atividade:

1) Em uma folha copia a palavra BORBOLETA na parte de cima da folha.

2) Conta quantas letras têm na palavra e coloca o número ao lado.

3) Pensa em quais objetos ou animais começam com a letra “B” de borboleta  e desenha 6 na folha embaixo da palavra.

 

OBS: PARA A ATIVIDADE DE QUINTA-FEIRA, 14/05, TU DEVERÁ SEPARAR ESSES MATERIAIS:

 * CANUDO.  

 * CANETINHAS.

 * PAPEL TOALHA.

 * UMA FOLHA BRANCA PARA O TRABALHO.

  * COPINHOS OU POTINHOS (TIPO DE IOGURTE) PARA MISTURAR OS CORANTES.