Bem-vindos ao
Espaço da Turma

PROFESSORA RENATA MÜLLER DOS SANTOS

Atividade do dia 15/05

15/05/2020 :: Atividade

Área da Linguagem - Oralidade
Área das Ciências Humanas- Transcendência/ Valores

Objetivos:
- Dialogar com seus pares e professores, expressando suas
opiniões e sentimentos.
- Refletir sobre os seus sentimentos, com o auxílio do adulto.
- Resolver conflitos, expressando suas ideias e emoções através
do diálogo.

Descrição da atividade:

Brincar é uma forma de expressão!
Quando uma criança brinca ela revela desejos, descobertas e muitos
sentimentos.
Pedro e Tina demonstraram o quanto é divertido brincar, fazer
amizade, mesmo que as pessoas sejam diferentes do “nosso jeitinho
de ser”. Neste tempo em casa, nem sempre estamos do mesmo jeito.
Algumas vezes, alegres, outras tristes. Isso faz parte de nossa vida,
ter sentimentos variados.

HOJE A IDEIA É FAZER UMA GARRAFA DIFERENTE!
Confira o vídeo da professora construindo a “Garrafa da Calma”

Às vezes temos dificuldades de expressar o que sentimentos ou
até mesmo de mostrar que queremos ficar um pouco mais “quietinhos”,
sem falar com alguém… Você já se sentiu assim? Conseguiu dizer a um
amigo que naquele momento não gostaria de brincar?
Hoje vamos construir uma “Garrafa da calma”. Será uma garrafa
especial, pois ficará em um cantinho escolhido por você dentro de
casa. Toda vez que você sentir uma vontade de ficar mais quietinho ou
mesmo relaxar, depois de muita brincadeira, vá para aquele lugar
escolhido e pegue a sua “garrafa da calma”. Você poderá mexer,
observar, imaginar, pensar e quem sabe criar!


Para esta atividade vamos precisar dos seguintes materiais:
- Garrafa pet pequena (água, refrigerante, suco)
- Água morna (quantidade para a garrafa)
- Corante (opcional para dar a cor - suco em pó também pode ser
usado)
- Purpurina ou Glitter
- Botões
- Pedrinhas
- Lantejoulas
- Miçangas

- Outros materiais que você tenha em casa e que sejam
compatíveis com o tamanho da garrafa.


Vamos construir?
1º passo - Pegue a garrafa e coloque a água morna e o
corante/suco em pó (opcional).
2º passo - Acrescente, aos poucos e com cuidado, os materiais de
sua escolha (lantejoulas, purpurina, botões, miçangas, pedrinhas…) Use
a sua criatividade para a escolha dos objetos!
3º passo - Fechar bem o recipiente e, se achar melhor e
necessário, vedar com cola quente ou silicone a tampa para não ter
risco de vazar a água ou alguém abrir.
4º passo - A garrafa pode ser customizada pela criança.
Desenhar com caneta permanente, colar figurinhas, etiquetas ou
mesmo colar com durex as letras do nome.

A “garrafa da calma” está pronta!

Agora, escolha um lugar da casa, um cantinho que você gosta e
que seja confortável. Leve uma almofada e a sua “garrafa da calma”.
Manuseie, observe e explore! Observe os diferentes objetos na sua
garrafa, os movimentos que fazem e a velocidade em que cada um
desliza. Os personagens da história, Pedro e Tina buscavam tornar os
dias mais leves e especiais. Tente também fazer isso. Lembre-se que
esta garrafinha pode ajudar você quando estiver triste, bravo (a),
mais agitado (a), trazendo de volta a calma e alegria.
Guarde este material pertinho de você. Envie por e-mail
maternal2cbc@gmail.com, uma foto dessa construção. Identificar no
e-mail, o nome completo do aluno, turma e nome da professora.
Obs: Não esqueça de postar este “momento de relaxamento” nas
redes sociais do Colégio Bom Conselho, usando a #naminhacasacbc