Bem-vindos ao
Espaço da Turma

PROFESSORA SÔNIA CRISTINA BRENNER

Atividade do dia 30/3

30/03/2020 ::
  • Ciências Humanas: Rosa dos Ventos

DESCRIÇÃO:

OLÁ, QUERIDO(A) ALUNO(A)!!!!!

 

ASSISTE AOS VÍDEOS DOS LINKS ABAIXO,

               PELO YOUTUBE.

https://www.youtube.com/watch?v=se6vBjgsRuw

https://www.smartkids.com.br/video/pontos-cardeais

  

DEPOIS, LÊ ATENTAMENTE O TEXTO SOBRE A ROSA DOS VENTOS.

ROSA DOS VENTOS

 A Rosa dos Ventos é um instrumento antigo utilizado para auxiliar na localização relativa, isto é, como um ponto posiciona-se em relação a outro. Ela também serve de referência para localização absoluta em mapas e cartas. Ela é composta pelo que chamamos de pontos cardeais, que são as diferentes orientações para onde apontam as diferentes direções.

As rosas dos ventos mais completas, já se faziam presentes em mapas portulanos no século XIV, que eram mapas utilizados pelos grandes navegadores europeus. Inicialmente, ela tinha outros formatos, sendo que a sua composição atual em forma de rosa é creditada aos portugueses colonizadores. (Um portulano, ou portolano, é uma antiga carta náutica Europeia, datada do século XIII ou posterior, que tinha a função de fornecer direções e distâncias aproximadas entre os principais portos europeus e africanos).

 A Rosa dos Ventos é composta pelos pontos cardeais, colaterais e subcolaterais.

 Veja abaixo os pontos cardeais e os colaterais da Rosa dos Ventos.

 Pontos cardeais: Norte (N), Sul (S), Leste (E) e Oeste (W, ou O)

 Pontos Colaterais: Nordeste (NE), Sudeste (SE), Noroeste (NW, ou NO) e Sudoeste (SW, ou SE).

AGORA CHEGOU A VEZ DE TESTAR OS SEUS CONHECIMENTOS! 

Formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScI_gnBJU9Aqri6EvbeD09mRLMgzvSRbIVKD52mS_Q4d_jGQA/viewform?usp=sf_link

Site para tarefa:

www.smartkids.com.br/colorir/desenho-rosa-dos-ventos

 

 Educação Física:

 

Olá pessoal, vamos montar uma nova atividade com materiais que temos em casa. No colégio usamos cones para fazermos exercícios de zigue-zague e saltos, cones altos com bastões para passarmos por baixo, além de bolas para explorarmos tudo isso, mas quicando a bola. O que será que podemos usar em casa para fazermos exercícios parecidos?

Essa é a proposta dessa semana, crie um circuito divertido, usando os materiais que vocês têm em casa. Usem cadeiras para passar por baixo, garrafas pet para brincar como cones, lençóis para fazerem túneis. Usem a imaginação!!!

Montem o exercício e se quiserem, tirem uma foto ou façam um vídeo e postem nas redes sociais com a #naminhacasacbc, para sabermos como estão se divertido nos dias dessa quarentena.

 

Olhem algumas ideias do Youtube:

https://www.youtube.com/watch?v=c6iVV-rN_xE

https://www.youtube.com/watch?v=JL2U416rDRQ

 

Convidem o pessoal de casa para participar!!!

Não esqueçam da #naminhacasacbc na postagem!!