Notícias

Informações e acontecimentos do CBC

TURMAS DO 7º ANO CONSTROEM CÁPSULA DO TEMPO

10/12/2021 :: Anos Finais

Estamos vivendo em um momento atípico na história, cercados de incertezas, angústias e mudanças no cotidiano. Diante disso, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental criaram o projeto “Cápsula do tempo: construindo memórias e esquecimentos” nos componentes curriculares de História, Literatura e Língua Portuguesa. A primeira etapa do projeto consistiu em realizar uma reflexão sobre o atual momento, a partir de recortes e impressões de matérias e críticas sobre elas. Depois, foi solicitado aos alunos que escrevessem um diário, contando suas impressões sobre o momento de pandemia.

A partir disso, os estudantes foram em busca de poemas, contos ou crônicas que representassem seus sentimentos. Todos estes materiais foram reunidos para serem guardados nas cápsulas do tempo, que foram decoradas por cada uma das turmas.

No dia 10 de dezembro, as cápsulas foram enterradas no Jardim de São Francisco de Assis, localizado no Colégio, onde ficarão até o ano de 2024, período em que os alunos estarão iniciando o Ensino Médio. A intenção é que, passados os três anos até a recuperação das cápsulas, os estudantes possam refletir sobre o tempo passado, relacionando-o com o presente e com as aprendizagens durante o período do projeto, a partir da leitura e da análise do que foi guardado e posterior elaboração de um relatório sobre a experiência.

O objetivo do projeto foi proporcionar um momento de reflexão sobre o momento de pandemia em que estamos vivendo, compreendendo o conceito de memória e de esquecimento e percebendo a arte literária como um manifesto das nossas experiências e sensações perante o mundo.

Confira a galeria de fotos completa clicando AQUI!