Notícias

Informações e acontecimentos do CBC

Projeto Vidas em Movimento traz mais convidados

04/05/2022 :: Ensino Médio

No dia 2 de maio, os alunos do 3º ano do Ensino Médio participaram de mais um encontro no projeto “Vidas em Movimento”. Os convidados foram Amanda e Thiago, brasileiros que residem atualmente em Montreal, Canadá. O objetivo do projeto é trazer convidados e seus relatos das mais variadas experiências (profissionais, educacionais, turísticas, voluntárias, etc) para motivar os alunos em suas decisões de carreira e na reflexão sobre ideias inovadoras. Assim os estudantes têm a oportunidade de entrar em contato com diversas perspectivas de mundo e aprofundar e sofisticar a capacidade de tornarem-se protagonistas.

Amanda e Thiago se conheceram em 2007, através de ume rede social. Ambos estudavam na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e passaram a morar juntos naquele mesmo ano. Em 2009 tiveram uma filha, Cecília. Amanda cursava Arquitetura e Urbanismo e Thiago, Ciências Sociais. Ambos passaram a conciliar os estudos, o trabalho e a vida familiar. Em 2015, com a situação financeira estabilizada, o casal decidiu realizar a primeira viagem internacional, algo que era um sonho dos dois. Escolheram a Europa como destino, visitando a Alemanha, a Bélgica e a Holanda. Encantados, decidiram que fariam o que estivesse ao alcance para viajarem mais.

Assim, com muito trabalho e empenho, voltaram à Europa no mesmo ano, conhecendo mais países, e em 2017 viajaram para a Tailândia, Camboja e Vietnã por 30 dias e, posteriormente, para o México, por 10 dias. A essa altura, Amanda e Thiago já começaram a planejar uma vida fora do Brasil. Ainda em 2017, a empresa em que Amanda trabalhava enfrentou uma forte crise econômica e ela foi demitida. Thiago, nessa época, estava interessado em estudar TI e trocar de área. Assim, esse foi o contexto perfeito para que os dois decidissem se mudar para o Canadá.

A escolha do país foi feita devido ao fuso horário ser próximo ao do Brasil, pela rapidez em obter o status de residência permanente e pela gratuidade escolar. O casal escolheu Montreal por ser uma cidade bilíngue e por ser o polo cultural do país. Para reduzir custos e guardar dinheiro, foram morar com a avó de Amanda e venderam o carro que possuíam.

Thiago foi aprovado na seleção do curso de TI e em 2018 o seu visto de estudo foi concedido. Amanda ganhou um visto de trabalho e em 19 de julho daquele ano o casal partiu rumo a Montreal. Em agosto, já no Canadá, Amanda começou a trabalhar em uma central de atendimento por telefone, Thiago começou as aulas no curso e Cecília, filha do casal, ingressou na escola primária, em uma turma especial para não-falantes de francês, idioma materno da maioria dos habitantes de Montreal. Um mês depois, Amanda foi contratada como gestora de projetos na área da Arquitetura. No final de 2019, Thiago concluiu o seu curso e foi contratado por uma grande empresa de TI, o que permitiu que eles continuassem morando no Canadá até a chegada da residência permanente.

Em 2021 a residência permanente foi expedida ao casal e agora eles possuem todos os direitos e deveres de um cidadão canadense, com exceção do direito ao voto. Ambos decidiram voltar à universidade. Amanda está cursando mestrado em Gestão de Projetos na UQAM (Université du Québec à Montreal) e Thiago está cursando mestrado em Análise de Negócios TI na HEC Montréal (École dês Hautes Études Commerciales de Montréal).

Em relação aos desafios do cotidiano, o casal conta que o clima frio e os laços afetivos com o Brasil são os principais. “Por sorte, hoje temos a tecnologia de vídeochamadas que amenizam a saudade dos familiares e amigos”, diz Amanda. Ela ainda conta que fazer amigos locais é difícil, pois os canadenses são bastante reservados e possuem hábitos diferentes dos brasileiros. Além disso, o casal também precisou enfrentar situações de preconceito por serem imigrantes no país.

Por outro lado, eles contam que amam o jeito canadense de ser e a qualidade de vida que encontraram no Canadá: “(...) os serviços públicos realmente funcionam, o comércio fecha cedo para que os trabalhadores tenham lazer (...), a sociedade é mais igualitária e justa”. Para o casal, viver no exterior é como ter duas vidas em uma só, viver entre duas paixões, em constante adaptação e em um processo de encontrar o seu lugar em meio a um novo mundo.

*Texto escrito por Amanda e adaptado pelo Colégio Bom Conselho.

Amanda, Thiago e Cecília