Notícias

Informações e acontecimentos do CBC

aluno participa de olimpíada de filosofia

17/02/2020 :: Ensino Médio

No dia 14 de fevereiro de 2020, o nosso aluno André Tavares Porto Alegre, do 3º ano do Ensino Médio, participou da Seletiva Nacional para a 28ª Olimpíada Internacional de Filosofia (IPO), acompanhado do professor Fábio Gai Pereira, de Filosofia.

A prova seletiva do Rio Grande do Sul aconteceu em Santa Maria e em Porto Alegre e também foi aplicada em mais onze estados brasileiros: Rondônia, Pará, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina.

A prova consistiu em um ensaio filosófico em Língua Inglesa, Espanhola ou Francesa, em que o objetivo era redigir sobre, no mínimo, um dos quatro tópicos indicados na hora, que cobriram diferentes temas ligados à Filosofia. Realizaram a prova 64 estudantes de 38 instituições de ensino, públicas e privadas. Os dois júris desta etapa foram compostos por 35 professores e pesquisadores altamente qualificados, de diversas universidades e de dois institutos federais brasileiros.

A Olimpíada foi fundada em 1993 e hoje conta com a participação de cerca de 50 países, além de receber o apoio institucional da UNESCO e da Federação Internacional de Sociedades de Filosofia. Nessa edição, a Olimpíada será sediada na cidade de Lisboa, em Portugal, de 21 a 24 de maio de 2020.

São apenas duas vagas disponíveis para o Brasil na etapa seletiva e os estudantes selecionados irão embarcar para Lisboa para participar da próxima fase. A divulgação dos resultados acontecerá no dia 6 de março.