Notícias

Informações e acontecimentos do CBC

8 de março, Dia da Mulher!

08/03/2021 :: Associação dos Ex-alunos, Geral

Por que homenageamos a mulher nesse dia?

Certamente, não é um ato excludente, como muitos pensam, mas o reconhecimento do significado da figura feminina em nossa cultura. 

Desde a maneira recôndita dos tempos passados até a crescente visibilidade no mundo de hoje, a mulher sempre foi peça fundamental para a configuração de um contexto emocional generoso, imprescindível ao pleno desenvolvimento das faculdades humanas.  

“Atrás de todo (grande) homem, existe uma (grande) mulher”. Parafraseando o ditado popular, acreditamos nessa verdade implícita.

Mas se hoje as mulheres são (mais) poderosas, devem isso, sem dúvida, às predecessoras que pavimentaram tal trajetória. Sobretudo, às nossas mães e mestras, primeiras e definitivas lembranças de nosso universo afetivo, no que são unânimes em afirmar os especialistas.  

Sendo assim, a Associação dos Ex-alunos do CBC vem, nesta data, associar-se às homenagens devidas, reverenciando, de modo especial, as atuações inesquecíveis das professoras do Colégio - Dona Clélia, Dona Eloá, Dona Elza, Dona Helena, Dona Roma, Dona Carmen, entre tantas outras - que sempre proporcionaram as melhores condições para a escolha de nossos caminhos exitosos. 

Na foto, vemos a professora Clélia Borges, no ano de 1961, com a turma A do então Curso Primário, na escadaria do pátio do CBC. Ela era chamada carinhosamente pelos alunos de Tia Clélia.

Outra saudosa professora do CBC foi a Dra. Carmen Santos, uma das primeiras mulheres do RS a obter o diploma de Direito. Durante mais de 50 anos, dedicou- se ao magistério, ministrando  aulas,  principalmente, de  Língua Portuguesa e Literaturas às turmas dos antigos Clássico e Científico. Como homenagem, a Biblioteca do Colégio leva o seu nome.