A avaliação do Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho é preponderantemente formativa, contínua, cumulativa, sistemática, tendo em vista o desenvolvimento harmônico do educando em todos os aspectos de sua formação.

O resultado das avaliações do desempenho do aluno é expresso:

- Na Educação Infantil, em Relatório de Acompanhamento semestral.

- Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em Relatório de Avaliação dos objetivos trimestrais, no qual é atribuída uma menção para cada objetivo: A - Atingiu o objetivo, AP - Atingiu parcialmente o objetivo, NA - Não atingiu o objetivo; seguido por Relatório de Acompanhamento. Ao final do ano letivo é considerado Aprovado o aluno que obtiver menção A ou AP em todos os objetivos do terceiro trimestre. O aluno que não atingir um ou mais objetivos é considerado Reprovado. No 1º ano do Ensino Fundamental, a avaliação é voltada para o acompanhamento do desenvolvimento da criança em seu processo de alfabetização de forma contínua e sistemática, sem a retenção do aluno. 

- No Ensino Fundamental Anos Finais e no Ensino Médio, trimestralmente, através das seguintes Menções: A - Atingiu os objetivos; AP - Atingiu parcialmente os objetivos; NA - Não atingiu os objetivos. Ao final do ano, é considerado Aprovado o aluno que obtiver a Menção A ou AP e Reprovado o aluno que obtiver a Menção NA.

Nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, utilizamo-nos da quantificação como meio indicativo da produção do aluno. A quantificação equivale a uma estimativa de em que proporção o aluno está atingindo ou não os objetivos.

Para cada trimestre serão dois ou três objetivos por disciplina, totalizando 6 a 9 objetivos anuais. A avaliação será feita a partir dos objetivos.

Menção

Significado

Indicativos

A

Atingiu os objetivos

8 a 10 pontos

AP

Atingiu parcialmente os objetivos

6 a 7,9 pontos

NA

Não atingiu os objetivos

0 a 5,9 pontos

Será considerado aprovado ao final do ano letivo o aluno que obtiver como menção do último trimestre "A" ou "AP" e que tenha, no mínimo, atingido parcialmente os objetivos dos três trimestres.

O aluno que não comparecer às atividades escolares avaliativas deverá justificar a sua ausência, na Coordenação, no prazo de dois dias letivos após o retorno ao Colégio e realizá-las em datas estipuladas pelo respectivo nível de ensino, de acordo com as normas internas.


Fechar