A Biblioteca Profª. Carmen de Souza Santos, desde a sua origem, tem como objetivo principal despertar o gosto pela leitura e incentivar os estudos, contribuindo para a formação de sujeitos críticos e atuantes em nossa sociedade.

O Colégio Bom Conselho, profundamente comprometido com a aprendizagem significativa e com uma educação baseada nos princípios franciscanos, tem a biblioteca como o espaço fundamental no processo educativo. O estudo, a pesquisa, a aprendizagem, a disseminação da cultura passam pela biblioteca.
A Biblioteca está organizada seguindo padrões internacionais (CDD - Classificação Decimal de Dewey) para que possa servir da melhor maneira possível a toda a comunidade Cebecence: alunos, professores, pais e funcionários.

No dia 03 de março de 2010, foram inauguradas as novas instalações da biblioteca. Com um espaço amplo, acessível, aconchegante, climatizado e com rotinas informatizadas, garante um atendimento ágil, de acordo com as necessidades dos usuários.

 

História do nome da Biblioteca

Carmen de Souza Santos foi admitida como professora de Língua Portuguesa no ano de 1937 e ministrou essa disciplina durante 50 anos. Mais tarde, teve a seu encargo também as disciplinas de Literatura, História, Geografia e Francês.

Durante todo este tempo, os cinquenta anos consecutivos, desempenhou suas funções docentes sem nunca faltar ao trabalho, dedicando-se de forma extraordinária aos seus alunos e ao Colégio. Foi afetiva, bondosa, porém firme e exigente.

Professora competente, preparava suas aulas com esmero. O Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho a reconhece honrosamente e entendeu que a melhor homenagem que poderia prestar à professora Carmen por ocasião da festa do jubileu de ouro era dedicar para sempre seu nome a este espaço nobre de cultura e aprendizagem, a Biblioteca do Colégio que desde então passou a chamar-se assim: "Biblioteca Profª. Carmen de Souza Santos".

 

Ambientes da Biblioteca:

- Recepção e ambiente de acolhida - espaço de leitura, com telão informativo e coleção de periódicos à disposição de visitantes (alunos, professores, pais e funcionários).

- Sala de leitura - dispõe de um acervo com mais de 27 mil volumes. Contempla áreas de estudo e pesquisa desde a Educação Infantil até o Ensino Médio e algumas áreas do Ensino Superior.

- Salas de Estudo - são duas salas disponíveis para atividades de turmas de alunos com seus professores, ou para atividades dirigidas com grupos de estudo e pesquisa.

- Sala informatizada - ambiente com 17 computadores para assessorar nas atividades de pesquisa em aula ou em horários extra-aula.

- Biblioteca infantil - anexa à biblioteca principal, contempla um ambiente totalmente planejado e decorado para os alunos da Educação Infantil e Anos Iniciais. Dispõem de um acervo e infraestrutura próprios adaptados à idade das crianças. Semanalmente, neste ambiente se realiza a hora do conto, abordando diferentes temas.

 

Serviços:

 Pesquisa Bibliográfica- Levantamento de material textual de acordo com a solicitação do usuário. A pesquisa é realizada no acervo local e na internet.

Empréstimo Domiciliar- O aluno pode retirar, do acervo da Biblioteca, até dois livros para levar para casa e tem sete dias para devolver o material ou efetuar a renovação. Em relação ao acervo de periódicos, o aluno pode retirar um exemplar e tem dois dias para devolvê-lo.

Renovação online- O aluno pode efetuar a renovação on-line e reservar material bibliográfico através do site do Colégio, informando seu número de matrícula e sua senha.

 


Horário de funcionamento: das 7h30min às 18h (sem fechar ao meio-dia).

Contato

Fone: (51) 3311-0522 Ramal 233

E-mail: biblioteca@bomconselho.com.br

 

DICAS - sites de pesquisa:

http://www.scielo.br (periódicos científicos)
http://busca.uol.com.br
http://regional.bvsalud.org/php/index.php (BIREME - periódicos científicos da área da saúde)
http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx Veja On-Line - acervo na íntegra, desde 1968
http://6cbc.blogspot.com (blog de dicas de leitura)
http://www.aticaeducacional.com.br

 

 


Fechar