Quem Somos

Conheça o Colégio Bom Conselho.

O Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho foi fundado em 21 de junho de 1905 e é mantido pela Associação de Educação Franciscana da Penitência e Caridade Cristã - AEFRAN-PCC.

Escola tradicional de Porto Alegre, localizado numa área privilegiada, alia a excelência acadêmica com a formação integral dos alunos. Sua proposta pedagógica visa a educação de pessoas críticas e comprometidas com a formação de uma sociedade mais humana.

O Colégio Bom Conselho norteia-se pelos princípios franciscanos, o que pressupõe uma metodologia reflexiva e criativa. A relação de confiança entre educadores e alunos, bem como o trabalho de grupo são fundamentais nessa proposta pedagógica que visa à socialização humana e do saber.

Com 25 mil m² de área construída, oferece grandes espaços pedagógicos e de convivência ao ar livre e salas com recursos tecnológicos avançados e laboratórios para as áreas do conhecimento.

NOSSOS PRINCÍPOS NORTEADORES

Missão:
Formar cidadãos competentes e humanizados, à luz da Educação Franciscana.

Visão:
Ser reconhecido pela excelência acadêmica.

Valores:
Acolhida
Comprometimento
Cuidado
Pertença
Inovação

EQUIPE DIRETIVA

Diretor: Antonio Pedro Dreyer
Vice-Diretora: Lenara Taís Reato Genro
Secretária: Irmã Carla Ferreira da Silva
Tesoureira: Nilse Ester Bassani Garin

COORDENAÇÕES

Educação Infantil:

Coordenação Pedagógica: Débora Pellenz Bitencourt;
Coordenação de Ensino: Gisele Barretos;
Serviço de Orientação Educacional: Eduarda Racki dos Santos
.

Anos Iniciais:

Coordenação Pedagógica: Luciana Furlanetto Grafulha

Coordenação de Ensino: Gisele Barretos

Serviço de Orientações Educacional: Eduarda Racki dos Santos

Anos Finais e Ensino Médio:

Coordenação Pedagógica: Lenara Taís Reato Genro
Coordenação de Ensino: Patricia dos Santos Bressani.
Serviço de Orientação Educacional: Marisa Schroeder.

“Educar e humanizar para a Paz e o Bem”

Brasão

O arredondamento de suas linhas transmite a ideia de um Colégio onde há regras e parâmetros, mas também existe liberdade e abertura para a evolução. Sua base representa a instituição como apoiadora e pilar de sustentação da formação intelectual e humana de seus alunos. A cor da base, sempre mais sóbria, representa a seriedade com que a instituição conduz sua missão educativa franciscana. O topo, mais suave, representa a alegria e a vida que fazem parte do dia-a-dia do Colégio.

estrela

Simboliza o Colégio e seu significado na vida dos que por ele passam. Colocada à esquerda do logotipo, estará sempre sendo levada ao lado do coração, que é como se deseja que o Bom Conselho seja levado por todos. Além disso, a posição no topo também coloca o Colégio como estrela-guia, norteando os caminhos de seus alunos.

cbc

A sigla aparece no logotipo do Colégio unindo a base ao topo, representando a ligação entre a instituição e seus alunos. Também é o elemento gráfico que identifica a instituição: Colégio Bom Conselho.

linha branca

Representa a trajetória do Colégio e o caminho que seus alunos trilham ao passarem por ele. A curvatura é sempre para cima, positiva, indicando uma rota de ascensão e crescimento. Note-se que, sobre o fundo branco, esta linha curva não tem fim, representando uma história (que pode ser tanto do Colégio quanto do aluno) que segue rumo ao infinito, sem limites. A curvatura significa que, apesar dos momentos difíceis pelos quais todos possam passar, há possibilidade de reerguer-se e seguir em frente. A cor branca representa a soma de todas as cores, a união de todas as etapas educacionais. Comunica a intenção do Colégio de oferecer uma formação integral, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio.

Hino do Colégio

Letra: Heitor P. Scomazzon
Música: Ir. M. Janete Stümer ( FPCC)

Colégio Bom Conselho
Conselho de ser feliz:
 Compõe tua vida no espelho
Da vida do santo de Assis

Bom Conselho de Nossa Senhora,
Teu estilo de vida cristã.
É a lição para os jovens de agora,
Do fraterno Brasil de amanhã

Colégio Bom Conselho
Conselho de alegria:
Compõe tua vida no espelho
Da vida da Virgem Maria

Praticar a verdade transforma
Muito mais que sabê-la de cor,
Pois ciência e virtude é a forma
De fazer este mundo melhor

Colégio Bom Conselho
Conselho de amor:
Compõe tua vida no espelho
Da vida de Nosso Senhor

Oração à Nossa Senhora do Bom Conselho

Maria, que bons conselhos nos dás, ilumina nosso caminho com a tua luz.

Protege todas as pessoas e todos os seres vivos.

Agradecemos a Vida, presente de Deus, e a Fé que nos guia.

Todos dependemos uns dos outros, assim como dependemos do teu amor e do teu amparo.

Com tua sabedoria e paz pedimos que abençoe a todos nós.

Abençoa nossas famílias, nossos amigos, nosso Colégio Bom Conselho e toda a comunidade.

Teus bons conselhos nos proporcionam alegria, união, fraternidade, paz e confiança na vida.

Que teu olhar carinhoso e tua ternura de mãe nos mostrem sempre o melhor caminho a seguir. Amém!

CEBECÃO

A criação do Cebecão tem origem em uma gincana feita no final dos anos 90. Uma das tarefas era que cada turma criasse um mascote e o melhor seria escolhido para representar a gincana do ano seguinte. A imagem do Cebecão foi emprestada à lancheria Cebecos que fica dentro do Colégio, para ser usada no logotipo. Com o passar do tempo, os alunos, as famílias e os educadores começaram a se afeiçoar pelo personagem e ele acabou se tornando o mascote do Colégio Bom Conselho.

Anos mais tarde, já em 2010, surgiu a ideia de redesenhar o Cebecão. Aí que entrou em cena o ilustrador e caricaturista Gilmar Fraga, que criou a versão do personagem que conhecemos hoje. Em agosto de 2010, foi finalizado o primeiro esboço do novo Cebecão. No início, Fraga pensou em um cachorro mais fofo e grande, mas depois achou que ele devia ser mais ativo e com uma fisionomia animada. Então, no segundo redesenho, o mascote já estava com um físico mais atlético. Com a versão final escolhida, o personagem passou a fazer parte também da revista do Colégio e de diversos materiais produzidos.
O Cebecão fez parte da infância de muitos dos nossos alunos e hoje é a alegria das crianças no Colégio Bom Conselho. Um mascote tão querido que já faz parte da nossa identidade.